O uso de faceta dental é uma possibilidade de tratamento que tem se tornado cada vez mais comum nos consultórios odontológicos.
Dessa forma, entender mais sobre esse recurso é um jeito de conversar com o seu dentista e verificar se há a necessidade ou possibilidade de utilizar uma faceta dental.
Tópicos
O que é a faceta dental?
A faceta dental é um tipo de prótese muito fina que pode ser feita de resina ou porcelana. Possui o formato do dente e são coladas sobre o esmalte dentário para agirem nas características de formato, tamanho, tonalidade e contorno.
Além dessas ações, a faceta ajuda a corrigir fraturas de baixa gravidade e pequenos desalinhamentos.
Como funciona o procedimento de colocação da faceta dental?
O acabamento das facetas dentárias promove mais beleza ao sorrir. Sendo assim, entender como funciona o procedimento é um jeito de se preparar melhor.
Deste modo, as facetas atuam como uma espécie de capa para os dentes, sendo coladas sobre eles ou em apenas um elemento dentário. O número de facetas a ser utilizado depende de cada caso e a necessidade do paciente.
As facetas são posicionadas em dentes que estejam mais precários. Para um posicionamento correto da faceta, em alguns casos, são necessários alguns desgastes no dente. Assim, o encaixe será perfeito e não será notado o uso dela.
Um detalhe importante é que a faceta dentária não é um procedimento recomendado para todos.
Pessoas que apresentam problemas relacionados à mordida, que tenham restaurações extensas, dentes sobrepostos ou questões de bruxismo não podem utilizar as facetas por não apresentarem condições necessárias para a colocação.
Tipos de faceta
As facetas de porcelana e de resina são as mais utilizadas. As de porcelana apresentam maior resistência e durabilidade, mas possuem um valor alto.
Já as de resina são mais fáceis de instalar, tem um ótimo custo-benefício, mas não contam com a mesma durabilidade que as de porcelana.
Cuidados importantes com as facetas dentárias
As facetas possuem uma espessura fina, mas são muito resistentes, sendo assim não serão necessárias grandes mudanças na sua alimentação.
No entanto, é interessante evitar o consumo excessivo de alimentos muito duros e se possível corte em pequenos pedaços e morda um de cada vez. Outras dicas que podem ajudar a aumentar a durabilidade delas são:
- Manter sempre uma boa higiene bucal;
- Evita o consumo de álcool e fumo;
- Usar fio dental e escova de cerdas macias;
- Evitar o uso de creme dental abrasivo;
- Controlar o consumo de alimentos e bebidas muito pigmentadas;
- Não usar os dentes como ferramentas e evitar morder objetos;
- Visitar regularmente o dentista.
Essas são dicas que ajudam na preservação da faceta dental, mas podem ser aplicadas para preservar a durabilidade, por exemplo, de um aparelho lingual.
As facetas podem prejudicar os dentes?
As facetas são indicadas para questões estruturais e estéticas, ou seja, não danificam os dentes. Durante a instalação das facetas, é necessário fazer um desgaste neles, mas essa é uma intervenção mínima que não danifica os elementos dentários.
Facetas dentárias e lentes dentais são a mesma coisa?
As facetas e lentes são muito confundidas, mas é importante saber que existem diferenças entre elas. Há uma similaridade na questão da aplicação, mas a diferença está na espessura.
As facetas possuem uma espessura de 0,7 mm. Já as lentes são mais finas e contam com 0,2 mm de espessura. Essas diferenças podem determinar os tipos de aplicações para cada um dos laminados.
Benefícios das facetas dentárias
Assim como a cirurgia buco maxilo facial possui benefícios, os investimentos nas facetas dentárias oferecem as seguintes vantagens:
- Não desgastam;
- Alta durabilidade;
- Facilita a realização de outros procedimentos bucais;
- Higienização simples;
- Resistência a manchas;
- A instalação é um procedimento indolor.
Com diversos pontos positivos, conversar com o seu dentista é o jeito de saber se você pode ou tem a necessidade de utilizar a faceta dental para um tratamento de saúde bucal.
A análise do profissional é sempre muito importante, independente do procedimento, seja colocação de uma faceta, aparelho ou até uma cirurgia facial.
Então, somente o dentista pode determinar o adequado para cada caso, pois ele considera as necessidades e histórico de saúde do paciente.
Dessa maneira, a faceta dental pode ser uma excelente opção para tratamentos estéticos estruturais, pois é um procedimento indolor, seguro e promove beleza ao sorriso e mais autoestima às pessoas.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.