Tenho dois clientes que procura emprego, ambos estão à procura de emprego. Quem é mais experiente na Internet encontrou seu emprego desejado através das mídias sociais.
Ela usou o LinkedIn e construiu uma enorme rede de amigos. Ela compartilhou com seus amigos uma grande quantidade de informações sobre sua vida profissional, para que eles tomassem conhecimento de suas habilidades, experiências, realizações, interesses e ela deu a conhecer à sua rede que está em busca de emprego.
Dentro de 3 semanas de sua procura por emprego, ela já começou a trabalhar. Ela tinha recebido algumas ofertas de emprego através do LinkedIn.
Minha outra cliente que não aproveita as mídias sociais, enviou seu currículo e cartas de apresentação para possíveis empregadores por e-mail e bancos de empregos, após 3 meses de busca de emprego, ela não recebeu uma ligação dos gerentes de contratação.
A mais recente evolução tecnológica da Internet torna a abordagem tradicional de procura de emprego não tão viável como costumava ser. Portanto, eu a aconselhei a aproveitar as mídias sociais e a guiei pelo processo de rede social, ela conseguiu algumas ofertas de emprego através do Facebook e depois de uma entrevista, ela animadamente compartilhou comigo que deve começar a trabalhar em duas semanas.
Agora é a hora de ser criativo e pensar de forma diferente sobre como você vai conseguir seu próximo emprego. Ainda é importante passar pela forma tradicional de enviar seu currículo para bancos de empregos, sites corporativos, agências de recrutamento e participar de feiras de emprego. No entanto, a maneira inteligente de conseguir um emprego mais rápido é integrar a última tendência das mídias sociais à abordagem tradicional.
Aqui estão algumas maneiras criativas de ajudá-lo em sua busca de emprego, aproveitando as mídias sociais:
Tópicos
Transmissão no Twitter
O uso do Twitter tornou-se uma maneira de se conectar diretamente com gerentes de contratação e caçadores de empregos. Ao procurar emprego, você pode realizar pesquisas no Twitter, seguir gerentes de contratação e recrutadores, comunicar-se com eles que o ajudarão a aprender muito sobre eles e suas empresas.
Antes de seguir alguém no Twitter, você precisa criar uma pequena biografia, um link para um site que os gerentes de contratação podem acessar para obter mais informações. Por exemplo, você pode ter um site pessoal ou seu perfil do LinkedIn que mostre sua experiência de trabalho, habilidades, qualificações educacionais e conquistas. Seja honesto sobre o que você compartilhou online para construir credibilidade e ter mais chances de se conectar com as pessoas que lêem seu perfil.
Tem gente que conseguiu emprego no Twitter por já ter centenas ou milhares de seguidores. Ouvi falar de pessoas que conseguiram um emprego twittando “Procurando emprego em administração. Capaz de começar a trabalhar imediatamente” e recebendo uma resposta direta com pessoas que conhecem essas vagas de emprego. Desnecessário dizer que esses indivíduos construíram confiança, relacionamento e credibilidade com seus seguidores ao longo do tempo, então eles estavam mais inclinados a ajudar. Não se preocupe se você não tiver uma conta no Twitter, nunca é tarde para começar agora.
Aproveite o LinkedIn
O LinkedIn tem a capacidade de alcançar outras pessoas em sua rede (conexões de 1º, 2º e 3º graus), portanto, você está lançando uma rede mais ampla quando se conecta com mais pessoas no LinkedIn. Você pode realizar pesquisas sobre empregos em que está interessado e entrar em contato com as pessoas que podem oferecer uma entrevista ou indicação. Não se esqueça de adicionar currículo no Linkedin.
Envolva-se pelo Facebook
Você pode usar o Facebook para procurar emprego atualizando seu status com os empregos que está procurando. Amigos, familiares, antigos colegas, conhecidos estão lá para ajudá-lo. O Facebook tem um mercado com ferramentas simples de lista de empregos que podem ser muito úteis para sua busca por emprego.
Os grupos no Facebook são um ótimo lugar para discutir e postar notícias sobre um determinado assunto ou interesse. Você pode contribuir para o grupo participando ou iniciando discussões, postando links e outros recursos nos murais.
Depois de construir relacionamentos, envie um convite de amigo e eles provavelmente o aceitarão porque agora vocês estão familiarizados online. Você pode ser notado fazendo networking com outras pessoas em seu setor, o que pode levar a oportunidades de emprego.
Se você decidir usar o Facebook para networking profissional, a chave é ser cauteloso, pois você precisa estar ciente do tipo de conteúdo e informação que está compartilhando. Compartilhamento de vida pessoal e negócios não combinam bem. Publique conteúdo relevante para sua busca de emprego ou carreira, seja nos feeds e agora você pode usar o instagram e alavancar ainda mais ao comprar visualizações reels. Decida o que você quer que seus potenciais empregadores vejam e o que você não quer que eles vejam.
Crie um currículo em vídeo e envie-o para o YouTube
A chave com um currículo em vídeo é que poucas pessoas realmente criaram um, então você pode estar se diferenciando de outros candidatos a emprego, pois o currículo em vídeo serve como uma proposta de venda exclusiva no processo de recrutamento.
Um bom currículo em vídeo é conciso, curto (idealmente 3 a 5 minutos de vídeo), descreve como você pode agregar valor e contribuir para uma determinada posição, explica por que você deve ser contratado para o trabalho e fala sobre sua formação, experiência profissional, habilidades e qualificações que se alinham aos requisitos dos empregadores em potencial. Se você mesmo estiver gravando o vídeo, não se apresse, pois você sempre pode tentar várias vezes até ficar satisfeito com o produto final antes de enviar a versão final para o YouTube.
Blog seu caminho para um emprego
A tendência de busca de emprego da nova era é construir uma marca pessoal empoderadora e atrair oportunidades de emprego diretamente para você. Como isso pode ser feito? Você se torna um criador de conteúdo em vez de apenas um destinatário, a maneira número um de fazer isso na web é lançar um blog que gira em torno de seus conhecimentos, experiências, habilidades e paixões.
Você precisa ser apaixonado e dedicado se quiser iniciar um site ou blog autoritário, porque requer muito pensamento, escrita, planejamento, criatividade e consistência para ajudá-lo. Um blog é um provedor de informações e uma boa maneira de agregar valor aos leitores.
Os recrutadores podem se interessar pela sua marca pessoal, mesmo sem você pedir um emprego! Faça com que os recrutadores encontrem valor no que você tem a dizer e no que você pode contribuir para que eles se sintam compelidos a lhe enviar oportunidades de emprego relacionadas ao conteúdo do seu blog. Em poucas palavras, é uma situação ganha-ganha.
O marketing new age, através da criação de sites e blogs, demonstra que você tem a experiência certa nas mídias sociais que pode ajudá-lo a iniciar um novo negócio ou oportunidades de trabalho. Ao mostrar sua experiência para os recrutadores, você pode impressioná-los com o que é capaz de contribuir para a empresa, caso eles queiram contratá-lo. Se você ainda não tem um blog, não é tarde demais para começar. Você pode começar a usar o WordPress e compartilhar seus pensamentos com o mundo por meio da escrita criativa.