Influência da dramaturgia não é de hoje, mas vira estratégia de negócio em função da velocidade da internet para marcas e emissoras
As novelas brasileiras estão entre as melhores do mundo, e desde o início das exibições a televisão teve uma ampla influência no público. Antes, o espectador podia apenas vislumbrar ser como um apresentador ou ator visto na tela, mas hoje ele até mesmo encontra na internet um cupom exclusivo na Riachuelo para adquirir o mesmo look utilizado por uma determinada personagem, de forma simultânea à exibida no episódio.
Muito se discute sobre a perda de influência da televisão em relação à internet, principalmente quando o assunto é instigar o consumo. Porém, a TV continua tendo uma abrangência gigantesca, e os núcleos de negócio das principais emissoras começam a explorar esse potencial como nunca.

Neste artigo, você entende um pouco mais sobre o impacto cultural das novelas e programas televisivos no dia a dia do brasileiro, analisando como isso reflete na construção de identidades coletivas. Conheça a relação direta entre produções audiovisuais, principalmente as veiculadas na televisão, moda e comportamento de massa.
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A televisão na vida do brasileiro em 2024
Pesquisas recentes indicam que mais de 95% das residências brasileiras possuem um aparelho de televisão (PNAD/IBGE) e cerca de 23% da população considera canais televisivos como fonte confiável de informação (Opinion Box/2023). Embora os canais tradicionais disputem cada vez mais espaço com plataformas de streaming, é inegável a força da televisão ainda hoje no Brasil.
Produções de diferentes épocas, que antes dependiam de reprises das emissoras detentoras dos direitos, podem ser consumidas hoje em serviços de assinatura. Isso amplia o poder de escolha do espectador sobre o que e quando assistir, da mesma forma que reflete no resgate de obras aclamadas, viralizando nas redes sociais e atingindo novos públicos.
Televisão e comportamento de massa no Brasil
Poucas emissoras no Brasil tiveram tanto sucesso e impacto cultural como a Rede Globo. Até a segunda metade dos anos 2000, a emissora investia pesado em produções de altíssimo padrão, e a grade horária, já conhecida pelo público, diferenciava os ”temas” abordados em cada produção.
As novelas das 18h mantinham um caráter mais de época, com figurinos surrealistas ou referenciando séculos passados. Na faixa das 19h, eram exibidos personagens mais próximos da realidade da maioria dos brasileiros, com traços bem populares. Por fim, as novelas das 20h ou 21h traziam diferentes núcleos, dos cenários suburbanos às tradicionais elites cariocas ou paulistanas.
Essas novelas, em razão da popularidade, conseguiram impactar não somente o número de audiência, mas todo um comportamento de consumo no país. Hoje, esse papel ainda existe, mas reality shows como o Big Brother acabam tendo mais peso, principalmente pela visibilidade direta de marcas.
Momentos icônicos da moda das novelas nas ruas

Algumas novelas estão marcadas até hoje no imaginário do brasileiro não apenas pela narrativa até então bem trabalhada e que parava o país em noite de último capítulo, mas pela construção das personagens. Independentemente da emissora, algumas produções conseguiram impactar o espectador a tal ponto que o mercado viu a necessidade de atender às novas demandas de desejo.
Bijuterias da Jade, personagem da novela O Clone
Exibida em 2001 pela TV Globo, a novela O Clone marcou a cultura brasileira por diversos aspectos. Mulheres de todas as idades que acompanharam a novela na época tinham como itens de desejo pulseiras e anéis usados por personagens como Jade. Por muito tempo era possível encontrar acessórios inspirados na personagem, desde barracas de camelôs até jóias de luxo.
Uniforme colegial e cabelos tingidos, personagens da novela Rebelde
Exibida pela emissora SBT em 2004, a novela Rebelde influenciou fãs em todo o mundo. Quem foi adolescente na época provavelmente teve vontade ou realizou o desejo de pintar o cabelo de vermelho, como a personagem Roberta, ou ir além em tons de azul, laranja e verde, como o personagem Giovanni.
Para os espectadores menos radicais, acessórios como gravatas vermelhas ou adesivos de estrela para serem colados na testa eram sucesso de vendas e copiados por pessoas de todas as idades. Os cortes de cabelo repicados, simultâneos à popularidade do estilo emo, também fizeram a cabeça de quem acompanhou a produção no período.