Confira as dicas e descubra como gastar menos.

Lavar, enxaguar, centrifugar: a máquina de lavar roupas é um adianto e tanto na vida do brasileiro. Não à toa ela é uma das queridinhas entre os eletrodomésticos e está na lista de consumo de quem não possui o item.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 58,7% dos brasileiros têm uma máquina de lavar roupas em casa. E ela é item de desejo de quem não possui, justamente por trazer praticidade e facilidade à rotina.

Mas a queridinha também pode ser uma vilã nas contas de água e luz. Isso porque a máquina de lavar puxa muita energia e gasta bastante água. Para um ciclo completo de lavagem, com cerca de 1h15m, há um gasto de 0,35 a 0,70 kWh, dependendo da potência. Já as que têm a função de secadora utilizam ainda mais energia. O consumo por hora é de, em média, 4 a 5 kWh.

Já no quesito água, lavadoras de até 10 kg gastam em média de 82 a 135 litros por lavagem. As médias podem usar até 168 litros e as maiores de 98 a 197 litros de água por ciclo.

Por isso, é importante escolher bem o produto além de, claro, pesquisar e ficar por dentro das melhores formas de uso, para economizar na hora da lavagem. Para isso, nós preparamos algumas dicas que vão te ajudar a usar a máquina de lavar com consciência e gastar menos energia e água.

Bata o máximo de roupas

A primeira dica e mais básica de todas é: separe o máximo possível de peças para a lavagem. Com isso, você economiza no número de lavagens e, consequentemente, no gasto de energia e água. Apenas tome cuidado para não sobrecarregar a máquina de lavar.

Preferencialmente água fria

Algumas pessoas gostam de utilizar a opção de água quente, disponível em alguns modelos, por acharem que dessa forma há uma higiene melhor. Mas se a sua ideia é poupar energia e gastar menos na conta de luz, a opção de água fria é sempre a ideal, pois aquecer a água aumenta o consumo do equipamento.

Sabão e amaciante

Não exagere no uso de sabão e amaciante na hora das lavagens: siga as instruções e utilize as dosagens indicadas. O uso exagerado dos produtos de limpeza das peças pode exigir uma repetição do enxágue, gastando mais energia e o dobro de água. Mas fique tranquilo, a sua roupa vai continuar cheirosa usando a quantidade certa.

Reutilize a água

Uma opção que poucas pessoas conhecem é a de reutilizar a água das lavagens. É possível guardar a água que sai das máquinas de lavar e, com ela, você pode lavar a varanda, o quintal e até mesmo o banheiro.

Pré-lavagem só no balde

Existe um modo na máquina de lavar que se chama pré-lavagem. Ele deixa a roupa de molho antes de iniciar o ciclo, para que elas fiquem mais limpas. Mas, apesar de ser prático, esse modo gasta muita água, pois é preciso encher o tambor ao máximo. Por isso, se quiser fazer a pré-lavagem nas peças, prefira deixá-las de molho no balde antes de colocá-las para a lavagem na máquina.

Use o ciclo e altura corretos

Existem diversas opções de lavagem nas lavadoras, além de um nível de água certo. Então, fique sempre de olho em qual você deve usar naquele ciclo.

Lavar um edredom é diferente de roupas do dia a dia, assim como roupas delicadas precisam de uma lavagem específica, diferente de peças de frio. Siga as instruções indicadas pela sua máquina de lavar e coloque as dicas em prática para evitar o desperdício de água e energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *