Como escolher a melhor scooter elétrica? Confira quais as principais dicas para adquirir esse tipo de veículo para locomoção na cidade. 

Cada vez mais usuários buscam alternativas de mobilidade urbana sustentável e a melhor scooter elétrica no caso, desde caminhar até optar por transporte individual alternativo, como bicicleta, patinetes e scooter elétricos. Você é um deles?

melhor scooter elétrica
Como escolher a melhor scooter elétrica 6

As scooters elétricas tem a forma de uma scooter tradicional, mas foi adicionada uma bateria elétrica recarregável que as conduz de forma prática e sustentável. Ao se deslocar de forma autônoma, também é necessário que estejam equipados com bons freios.

Como escolher a melhor scooter elétrica na loja?

A seguir, as principais dicas para escolher a melhor scooter elétrica, de acordo com as suas necessidades:

Condução e segurança: travões de disco e luzes

Um aspecto muito importante é a segurança, que envolve ter um bom sistema de frenagem, iluminação e proteção contra roubo.

Scooter eletrica
Como escolher a melhor scooter elétrica 7

Freios 

Se possível, a melhor scooter elétrica, escolha preferencialmente um modelo com freios a disco, pelo menos na traseira: são os freios mais seguros e eficazes. Os de tambor também são seguros, mas são mais complicados. Algumas scooters possuem frenagem regenerativa, que usa a força do atrito para recarregar a bateria.

Iluminação 

Também contribui para uma maior segurança e, se for conduzir à noite, as luzes dianteiras e traseiras são obrigatórias. Se a scooter que você gosta não os tiver, pergunte se é possível adicioná-los como acessório.

Sistemas antifurto 

scooter eletrica melhor
Como escolher a melhor scooter elétrica 8

Alguns scooters possuem sistemas físicos que impedem a partida. Se você vai deixar a scooter na rua com frequência, procure um modelo que tenha trava de segurança: não são infalíveis, mas atrapalham o trabalho dos ladrões.

Conforto: pneus e suspensão

Pense se você vai se deslocar regularmente em estradas lisas e bem pavimentadas ou se encontrará muitas vezes em terrenos irregulares, para saber qual a melhor scooter elétrica, porque isso afeta a decisão do tipo de rodas que melhor combina com você:

Pneus – os infláveis ​​com ar absorvem melhor as irregularidades do terreno e têm melhor aderência. Por outro lado, os sólidos não requerem tanta manutenção, pois não perfuram nem precisam verificar a pressão. Tudo vai depender do uso. Quanto ao tamanho, quanto maior o diâmetro, mais facilmente eles superaram as irregularidades do asfalto.

Suspensão: é necessária se você for circular em estradas com irregularidades, pois proporciona conforto, mas também torna a scooter mais cara.

Potência e autonomia

O tempo de carregamento nas scooters varia muito, e é um fato que você deve levar em consideração. Existem modelos que podem ser recarregados em menos de 3 horas e outros que podem precisar de 6 ou 7 horas, uma noite inteira. 

De qualquer forma,  10 km de autonomia costumam ser suficientes para a maioria dos usuários  em suas viagens diárias. Uma maior autonomia também pode implicar uma bateria mais pesada e um preço mais alto: opte por ela apenas se suas rotas habituais forem longas.

Opinião

moto eletrica scooter
Como escolher a melhor scooter elétrica 9

Por mais que ao visitar as lojas os vendedores falam muito bem da scooter que deseja comprar, você deve levar em consideração as opiniões de compradores que já tiverem uma experiência com o modelo que deseja adquirir. Esse ponto é essencial para finalizar sua decisão. 

Lembre-se que quanto mais barato o tipo de scooter elétrica, menos recursos ela terá, bem como, a duração da bateria poderá ser menor. 

Você pode verificar as opiniões em sites de reclamação na internet, vídeos no Youtube, resenhas em sites e no próprio site da fábrica.