Marketing Cloud é uma estratégia que surgiu por conta da transformação digital e utiliza a computação em nuvem para integrar estratégias e ferramentas usadas nas ações de marketing do negócio.
Hoje em dia, é uma aplicação fundamental para otimizar os processos internos e melhorar ainda mais a experiência do consumidor.
Mesmo que seu conceito não seja conhecido por todos os gestores e empreendedores, é fato que os usuários, tanto pessoas quanto empresas, já fazem uso de recursos de computação em nuvem.
É o caso, por exemplo, de plataformas de streaming que usam essa tecnologia para armazenar informações e garantir a melhor experiência para os clientes.
O marketing cloud é a aplicação dessa ideia para melhorar a comunicação. Ele utiliza ferramentas e programas nas campanhas de marketing que são reunidos, armazenados e administrados no mesmo espaço.
O propósito é facilitar a integração de estratégias e permitir que a equipe responsável alcance mais eficiência. Assim sendo, trata-se de uma estratégia que usa soluções de automação de marketing para várias atividades.
Devido à sua importância, o artigo vai explicar como funciona o marketing cloud, como utilizá-lo para interagir com os clientes, como personalizar essas estratégias na jornada do cliente e quais são os desafios e limitações que apresenta.
Tópicos
Como funciona o marketing cloud?
A maneira como o marketing é entendido depende do contexto social e da maneira como os consumidores se relacionam com as marcas.
Hoje em dia, as pessoas valorizam muito as experiências personalizadas e são críticas em relação ao atendimento recebido. Para suprir essa demanda, é fundamental que a estratégia seja ágil e eficiente.
É por isso que uma marca de secador de ar para compressor utiliza uma plataforma capaz de reunir todas as ferramentas necessárias em cada etapa do relacionamento com o público.
Supondo que a companhia esteja investindo em uma estratégia de e-mail marketing, pode usar o mesmo local para criar e gerenciar landing pages, gerar leads e usar ferramentas de análise para identificar as características dessas pessoas.
Com isso, terá mais facilidade para segmentar os contatos e planejar o envio personalizado de mensagens, tudo isso sem precisar de espaço físico.
Durante esse processo, é muito comum que ocorra a integração de equipes, como marketing e vendas, visto que a primeira se dedica a qualificar os leads e a segunda se encarrega de abordá-los.
Mas esse trabalho colaborativo só é possível por meio de uma plataforma que possibilite acesso remoto e simultâneo.
Vantagens para a interação com clientes
O marketing cloud traz muitas vantagens para interagir com os clientes em diferentes canais, e dentre as principais estão:
- Aumenta a produtividade;
- Aprimora o ROI;
- Dados mais seguros;
- Melhora a experiência do consumidor;
- Diferencia canais.
A partir do momento em que as atividades de um fabricante de bico aspersor para torre de resfriamento são simplificadas, os profissionais passam a gastar menos tempo com tarefas banais e isso aumenta sua produtividade.
Eles conseguem manter foco naquilo que é realmente relevante e podem realizar o trabalho de qualquer lugar, uma vez que o marketing cloud tem caráter móvel. Consequentemente, a comunicação interna também melhora.
Ao usar essa estratégia os gastos com tecnologia da informação diminuem muito, visto que a necessidade de contar com infraestrutura física para suportar as tecnologias deixa de existir.
Isso também reduz os gastos com energia elétrica e manutenção de equipamentos. Ao mesmo tempo, os dados dos clientes estão sempre seguros, e isso é muito importante para estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Em outras palavras, adotar o marketing cloud é investir na proteção das informações de terceiros. Também traz vantagem competitiva porque otimiza a experiência do cliente e garante a segurança das informações.
Por fim, por meio do marketing em nuvem, uma empresa de locação de sala comercial por hora consegue gerenciar diferentes canais simultaneamente.
Como personalizar as estratégias de marketing?
As estratégias de marketing precisam ser desenvolvidas de acordo com cada etapa da jornada do cliente. Algumas formas de fazer isso são:
Aprendizado e descoberta
O aprendizado e descoberta é a primeira fase da jornada e é formado por pessoas que desconhecem o próprio problema, por isso, não estão procurando uma solução.
A empresa não deve falar sobre sua marca ou seus produtos, mas focar em ações para educar a persona de modo que ela compreenda sua necessidade e o valor do que é oferecido.
É uma etapa que requer conteúdos mais amplos e didáticos para ajudar o público a identificar um problema e procurar soluções. Alguns exemplos são publicações do blog, vídeos, infográficos e publicações nas redes sociais.
Consideração da solução
Nessa etapa, um fabricante de cerca elétrica monitorada está lidando com pessoas que já sabem que tem um problema e por isso começam a procurar uma solução.
Só que essas pessoas ainda não estão prontas para ouvir sobre o produto, visto que ainda existem muitas dúvidas que precisam ser resolvidas. Diante disso, o foco deve ser ações para educar o público.
Existem alguns formatos de conteúdo que são mais recomendáveis, como publicações do blog e vídeos de consideração, ebook e eventos online.
Decisão de compra
O futuro cliente já percorreu um longo caminho e aprendeu com os materiais que foram disponibilizados, por isso, também já criou laços com a empresa.
É neste momento que a marca vai revelar detalhes sobre suas soluções e mostrar claramente para a persona por que seu produto ou serviço é muito melhor para ela.
Uma oficina de telemetria para carro pode adotar diferentes formatos para ter essa conversa com o lead, como carta de venda, cases de sucesso e depoimentos de clientes.
Fidelização
É um erro acreditar que a jornada do cliente termina quando ele faz uma compra, na verdade, a marca também precisa trabalhar estratégias de fidelização. Isso é muito importante para que os compradores se transformem em defensores e promotores da marca.
É o momento de manter um relacionamento forte por meio do blog institucional, mensagens de e-mail e interações nas redes sociais. Tudo isso para compartilhar as novidades da marca e oferecer o apoio que as pessoas precisam.
Desafios e limitações do marketing cloud
O marketing cloud apresenta algumas limitações e desafios durante a interação com os clientes. A companhia consegue acompanhar a geração de leads em tempo real, criar páginas de aterrissagem e formulários de maneira mais simples.
Outra possibilidade é desenvolver e-mails personalizados, classificar melhor os potenciais clientes e calcular o retorno sobre os investimentos das campanhas.
Um fabricante de scanner Fujitsu passa a usar relatórios que ajudam a medir os resultados de maneira mais intuitiva e que são mais fáceis de usar, o que acaba por otimizar o tempo de análise.
Grande parte do processo é automatizado, o que elimina tarefas manuais do gerenciamento de leads porque elas começam a ser realizadas por meio de uma plataforma inteligente.
O setor de vendas, por sua vez, pode se concentrar no que realmente importa que é gerar novos negócios e aumentar os lucros.
O marketing cloud pode aumentar em 138% as vendas de uma empresa, por meio de campanhas de e-mail marketing. Isso acontece porque a estratégia será bem estruturada e a organização consegue usar dados de sua ferramenta CRM.
É assim que uma confecção de uniforme feminino social moderno vai criar campanhas variadas, personalizadas e sofisticadas.
Por meio de relatórios com gráficos, os profissionais também conseguem controlar as campanhas, conhecer melhor os potenciais clientes, entre outras possibilidades.
O marketing cloud está de acordo com o desejo do consumidor em utilizar diferentes canais para interagir com as empresas. Para saber em quais plataformas a marca deve estar presente, é fundamental encontrar consumidores semelhantes aos atuais compradores.
A companhia vai se dedicar a conhecer suas características e desenvolver materiais personalizados, considerando as preferências e a etapa na jornada de compra em que essas pessoas se encontram.
Por fim, ao investir em marketing cloud, um fornecedor de fechamento de sacadas consegue integrar dados de diferentes fontes, algo que permite aos profissionais obter insights valiosos sobre as pessoas e capturar informações que fortalecem o relacionamento.
Considerações finais
O marketing cloud é uma estratégia que traz muitas vantagens, mas é fundamental que a empresa invista no treinamento correto para que seu uso seja intuitivo.
Uma plataforma que reúna todas essas características facilita muito os processos da corporação, reduz os custos e aumenta a produtividade dos profissionais de marketing e vendas.
Basta saber utilizá-lo para melhorar ainda mais a comunicação e a interação com os clientes e tirar o máximo proveito de uma das melhores práticas do marketing digital.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.