Um plano odontológico é um excelente benefício que permite às pessoas cuidarem da sua saúde bucal, com valores acessíveis.
No entanto, antes de investir na contratação de um plano, é necessário saber como funciona e mais do que isso, entender quais procedimentos estão inclusos na cobertura escolhida.
Muitas pessoas deixam de cuidar dos dentes por conta dos valores de consultas e procedimentos particulares.
Com um plano odontológico, você e sua família podem cuidar da saúde bucal e ter a prevenção adequada, graças aos valores que são mais acessíveis do que as consultas particulares.
Tópicos
O que é o plano odontológico?
O plano de saúde dental conhecido como convênio ou plano odontológico. Então, a contratação pode ser feita com um corretor ou empresa que oferece esse serviço.
Com isso, é possível analisar as opções oferecidas no mercado e a partir disso, escolher um plano que atenda às suas necessidades.
Ao fechar negócio com a operadora, você começa a pagar mensalidades e assim, tem direito a usufruir de todos os benefícios oferecidos pelo plano.
Como funciona o plano odontológico?
O órgão que regulamenta os planos odontológicos é a ANS (Agência Nacional de Saúde) que determina a obrigatoriedade de alguns procedimentos que são considerados básicos, ou seja, independente da cobertura, todo plano deve oferecer aos seus beneficiários.
Esses procedimentos consistem em: tratamento de canal, profilaxia (limpeza), aplicação de flúor e outros serviços.
No entanto, como existem diferentes tipos de cobertura, a escolha do convênio deve ser feita, sempre considerando suas necessidades ou a situação específica.
Ao ter um plano odontológico, não é preciso se preocupar com as situações emergenciais, pois os planos oferecem atendimento 24 horas em clínicas e outras vantagens que permitem que você e sua família possam cuidar da saúde bucal com qualidade.
Quais são os procedimentos que possuem cobertura?
Essa resposta leva em consideração a exigência na ANS, ou seja, que independente da cobertura oferecida em um plano odontológico individual ou familiar, os procedimentos básicos devem estar presentes. Com isso, uma cobertura considerada básica deve oferecer:
- Extrações dentárias e algumas cirurgias;
- Colocação de próteses;
- Tratamento de canal;
- Serviços de periodontia e odontopediatria;
- Exames radiológicos;
- Serviços de emergência e urgência;
- Consultas;
- Profilaxia.
Procedimentos considerados estéticos, por exemplo, não possuem cobertura de plano odontológico. O clareamento dentário é um procedimento que não é coberto por um convênio.
Uma dúvida muito comum é se planos odontológicos rj e em outros lugares do Brasil possuem cobertura para procedimentos de próteses e implantes.
Grande parte dos planos odontológicos não oferecem cobertura para o procedimento de implante dentário, já que se trata de um procedimento de alto custo.
Alguns convênios oferecem cobertura para fabricação de próteses, desde que pertençam ao Rol odontológico da ANS.
Deste modo, pesquisar as opções de coberturas disponíveis no mercado e verificar se há a possibilidade de personalizar a cobertura do plano é o jeito de ter um serviço conforme o seu perfil e necessidade.
O plano cobre o uso de aparelho odontológico?
Essa é outra preocupação muito comum das pessoas, principalmente de quem tem filhos. Os procedimentos de ortodontia não estão na lista de procedimentos básicos exigidos pela ANS.
Entretanto, alguns planos odontológicos oferecem esse serviço, o que reduz o valor de instalação e manutenção periódica do aparelho.
É possível passar com dentistas que não estejam na rede credenciada?
O plano oferece uma rede credenciada, ou seja, uma lista de consultórios, clínicas e laboratórios onde os beneficiários podem realizar os procedimentos.
Caso a pessoa queira passar com um profissional fora da rede, é necessário arcar com os custos da consulta e procedimento.
Como funciona o período de carência?
A carência é o tempo que o beneficiário precisa esperar para a realização de alguns procedimentos.
Em alguns planos, por exemplo, o período de carência para atendimentos emergenciais é de 1 dia, mas pode ter variações conforme o plano odontológico natal rn e em outros locais no Brasil.
Dessa forma, os tratamentos clínicos, por exemplo, possuem 90 dias de carência. Já as próteses são 180 dias.
Então, um jeito de entender melhor sobre a carência de cada procedimento é consultando no momento da contratação do plano odontológico.
Portanto, conhecer os procedimentos que estão inclusos e os que não possuem cobertura são formas de pesquisar as opções e partir disso, encontrar melhor plano dental que possa suprir suas necessidades e dos seus familiares, caso possa inserir dependentes no plano.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.