Saiba quais são os cinco destinos mais incríveis para explorar nas regiões Sul e Sudeste.
O turismo ferroviário tem ganhado força nos últimos tempos. O que antes era considerado um meio de locomoção ultrapassado se comparado a outros, hoje é valorizado por contar toda uma história local.
As capitais, por exemplo, são ótimas opções para pensar em viagens de trem. Rio de Janeiro e Belo Horizonte são dois exemplos de onde o turismo ferroviário é valorizado e figuram na lista de opções que trouxemos aqui.
E ao contrário do que muita gente pensa, esses passeios são bem tranquilos e os pontos de partida são fáceis de achar. Se você está em São Paulo, por exemplo, pode sair da Rodoviária Tietê rumo a uma dessas capitais e partir para um destino incrível. Prontos para descobrir esses passeios fascinantes? Então, se ajeite que o trem já vai partir.
Tópicos
Belo Horizonte a Vitória
Um dos passeios mais famosos do país é a Estrada de Ferro que liga os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Hoje, esse é o único passeio de trem do Brasil que funciona todos os dias. Por isso, os três mil passageiros diários também fazem trajetos mais curtos, parando antes de chegar ao destino final.
Mas quem quer curtir o turismo ferroviário de verdade tem 13 horas de lindas paisagens no caminho. Partindo da capital mineira, ele passa por uma mata exuberante na região da Serra do Caraçá, além de pequenas cidades, fazendas e o Rio Doce, até chegar em Vitória. O passeio conta com lanchonetes e restaurantes dentro do trem. Para os que acham a viagem longa e querem mais conforto, há a classe executiva para atender a essa necessidade.
Trem do Corcovado
Em terras cariocas, o passeio é de acesso a bairros. O Trem do Corcovado é o passeio mais tradicional do país quando falamos em turismo ferroviário. Ele liga o bairro Cosme Velho ao Cristo Redentor e transporta cerca de 600 mil passageiros por ano.
Diferente dos demais que vamos apresentar aqui, é um passeio curto de 20 minutos, mas que carrega muita história e tem um peso turístico muito forte no Rio de Janeiro. Durante o trajeto, os passageiros conseguem contemplar o Parque Nacional da Tijuca e uma parte bem preservada da Mata Atlântica.
O objetivo da linha era transportar peças para montar o Cristo Redentor na época de Dom Pedro II, em 1884. Mas a beleza era tanta, do trajeto ao destino, que não poderia ser deixada só para essa finalidade, não é?
Curitiba a Morretes
Quem vai ao sul do país e visita Curitiba fica encantado com os parques e beleza da cidade. Mas quem é turista de verdade e pesquisa todas as opções de passeio, com certeza leu sobre o passeio entre a capital paranaense e Morretes.
O passeio em ziguezague passa dentro da Serra do Mar e de toda a linda área preservada da Mata Atlântica. O percurso também é histórico e data de 1885, para transporte de erva-mate e madeira, mas encantou com a possibilidade de atrair turistas. Hoje, o trem passa por paredões de pedras, montanhas e pontes, tudo à beira de um despenhadeiro. Além de lindo, o trem também possui classes e pode ser aproveitado em passeios mais modestos ou luxuosos, de acordo com a preferência do turista.
São João del-Rei a Tiradentes
As duas cidades mineiras já são pura história. Mas, com o passeio de Maria Fumaça pela Estrada Real, a experiência é ainda mais incrível. As cidades são muito próximas entre si e ficam a menos de 200 quilômetros de Belo Horizonte.
São cerca de 12 quilômetros que separam o ponto de partida e o de chegada, percorrendo as belezas naturais da Serra de São José pela Estrada de Ferro Oeste de Minas. Ela foi inaugurada em 1881 e o passeio pode ser feito tanto de Tiradentes a São João del-Rei como o contrário também.
Os turistas optam por uma para se hospedar e visitam a outra. O passeio, no geral, conta muito da história mineira, com sua arquitetura colonial e igrejas barrocas. Quem vive em grandes cidades vai amar as caminhadas tranquilas pelas ruas mineiras.
Campinas a Jaguariúna
Outro destino bem perto de São Paulo é o passeio de trem de Campinas. A estrada foi feita no século 19 para ajudar no transporte de café na região. Isso foi realidade em boa parte do estado de São Paulo, mas poucas linhas ainda estão ativadas e essa é uma delas.
Os vagões ainda são originais e percorrem cerca de 45 quilômetros pela região. No trajeto, os turistas podem apreciar a história por trás do “caminho do café”. Mas, claro, as belezas naturais não passam despercebidas: são grandes áreas de preservação, fazendas de café e as pontes sobre os rios Atibaia e Jaguari.
Como você viu, o turismo ferroviário no Brasil é riquíssimo. Estes são apenas alguns destinos famosos da região Sul e Sudeste, mas temos trens e passeios turísticos desse tipo espalhados por todo o país. Que tal conhecer esses e outros, mergulhando de verdade na nossa história?